Início » IMC » Furos do IMC

Furos do IMC

imcO cálculo de IMC (índice de massa corporal) foi inventado há mais de 200 anos e, desde então, vem sendo usado como base de cálculo para ver se uma pessoa está abaixo do peso, no peso ideal, com sobrepeso ou obesa. Porém, muitos já devem ter visto casos de pessoas magras e musculosas que, dentro do cálculo de IMC acabam se enquadrando em sobrepeso ou até mesmo obeso. Isso porque o IMC leva em conta peso e altura. Porém, gordura é mais leve que músculo. Logo, uma pessoa gordinha pode se enquadrar em ‘peso ideal’ e uma pessoa magra e musculosa em ‘sobrepeso’.

É nem tudo é perfeito. Cada indivíduo é diferente do outro. Eu, sinceramente, uso esse cálculo para ter uma base mais ou menos de como estou. Para saber a realidade de cada um, só procurando um especialista que vai medir a densidade óssea, porcentagem de gordura corporal e cruzar estas informações com o peso e altura.

Há uns bons anos atrás, fiz acompanhamento com nutricionista e ela fez exame de bioimpedância em mim. O resultado disse que o mais magra que eu poderia ser (para ser saudável) era 68 kg. Porém, se eu for fazer o cálculo do meu IMC, o resultado diz que até 57 kg ainda é considerado saudável para mim. Ou seja, 11 kg a menos do que a médica disse ser sudável para o meu caso.

Então gente, o que quero aqui é mostrar que nenhum cálculo irá mostrar o peso correto que vocês devem ter. Não se prendam a isso, podem usar sim como uma base, mas usem o bom senso. Mais importante do que peso é a saúde.

Existem novos cálculos desenvolvidos para ‘substituir’ o antigo IMC. Um deles desenvolvido nos Estados Unidos e outro desenvolvido aqui no Brasil. Farei um post para cada um dos cálculos. Quem sabe, usando os três juntos a gente consegue chegar em um número mais real para cada um de nós, não é mesmo? Mas não esqueçam, não pirem nesses números. Leve sempre em conta a sua realidade e o seu biotipo, ok?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s