Início » IMC » Calcule seu IMC e descubra seu peso ideal

Calcule seu IMC e descubra seu peso ideal

Sim, toda gordinha sabe que está acima do peso. Mas será que a gente sabe exatamente o quanto acima do peso estamos?
Uma das primeiras coisas que devemos fazer ao começar um programa de emagrecimento é estipular uma meta a ser atingida.
No meu caso, uso o cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) para ver como estou e onde preciso chegar.

Para fazer o cálculo é muito simples, basta dividir seu peso em quilogramas pela altura (em metros) ao quadrado. Veja abaixo o exemplo com o meu peso atual:

IMC = Peso ÷ Altura²
IMC = 88 ÷ 1,74²
IMC = 88 ÷ 3,02
IMC = 29,1

Entenda os resultados do cálculo de IMC:

Abaixo de 18,5 – você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 – você está dentro do seu peso ideal
Entre 25,0 e 29,9 – você está acima do seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 – obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 – obesidade grau II
Acima de 40,0 – obesidade grau III

No momento me enquadro no resultado de ‘sobrepeso’.
Repetindo o cálculo com pesos inferiores, da para encontrar a margem de peso que devo ter para estar dentro do que é considerado ‘peso ideal’.
No meu caso, o meu peso máximo seria 75 kg (IMC = 24,8) e o mínimo seria 56 kg (IMC = 18,5).
Como tenho estrutura grande, escolhi como meta pesar entre 68 kg e 70 kg.

Agora vocês podem calcular o IMC de vocês e encontrar o peso ideal a ser atingido.

Deixe um comentário

